domingo, 22 de dezembro de 2013

Carta para Host Family

Oii Gente!

Como eu havia comentado nos posts anteriores, eu vou comentar um pouquinho sobre a carta para a host family. Na verdade eu não sou expert no assunto, minha carta não ta perfeita, mas eu lembro que antes de chegar nessa etapa eu ficava com muito medo da carta pois eu via, principalmente nos grupos, a galera desesperada porque não conseguia escrever, não sabia o que falar e tal. 

Então fiquei mega preocupada né? Eu não sei em qual agencia que é que a au pair tem que fazer uma carta com 600 caracteres. Quando vi esse número me assustei, achei que 600 caracteres era muuuita coisa, já pensei que não ia conseguir escrever essa bendita carta.

Porem, eis que quando eu fui escrever a minha eu me surpreendi. Escrevi tanta coisa que até faltou espaço. Minha carta deu duas paginas do word (fonte arial 12) e 4.745 caracteres. 

Então eu só trago aqui alguns tópicos para ajudar a quem está escrevendo a carta. Vamos lá:

  1. Agradecimento à família pelo interesse;
  2. Apresentação (nome, idade, cidade, se estuda, profissão, nome e idade do pai, mãe, irmão);
  3. Descreva você mesma (diga o que mais gosta e o que menos gosta em você, acho importante ser sincero. Fale também como é sua educação em casa, um pouco da relação de vocês);
  4. O que gosta de fazer no seu tempo livre;
  5. Se toca algum instrumento, se pratica algum esporte ou gosta de artes (teatro, pintura, artesanato, etc), diga o quanto gosta, se já participou de campeonato ou apresentações, ou se gostaria de aprender alguma coisa desse gênero, afinal lá eles valorizam bastante essas coisas;
  6. Se gosta de dirigir, se dirige bem, quando tirou a carteira;
  7. Se sabe nadar, se gosta de nadar, etc;
  8. Por que escolheu ser Au Pair (o que mais gosta no programa, o que quer aprender e aproveitar durante o ano, etc.);
  9. Experiências com crianças (quando foi, quantas crianças, nome, idade, o que mais gostava de fazer com elas, etc.);
  10. Se você já fez algum curso e acha que pode ser interessante comente. Eu falei do curso de babá que eu fiz, disse quando foi, um pouco do que eu aprendi e o que eu mais gostei.
  11. Diga o porque você gostaria de ser a au pair da família que esta lendo e porque você seria uma boa au pair.
  12. Um agradecimento final e seu nome.


Uma dica que aprendi na escola e nunca mais esqueci é que para conseguir escrever bem você precisa detalhar as coisas. Não é "encher linguiça", é deixar o texto mais rico. Lógico tem que saber escolher as informações corretas. Mas quando for escrever algo faça as perguntas "O que? Como? Onde? Quando? Porque?" e vá as respondendo em forma de texto.

Por exemplo:
O que você fez? Estudei inglês
Onde? Numa escola de idiomas
Quando? Em 2010

E assim vai montando seu texto.

É CLARO, que você não precisa responder a todas essas perguntas, afinal muitas vezes não vai caber no contexto. Mas pode ter certeza que elas ajudam muito!

Bom, espero que essas dicas possam ajudar alguém!
Se alguém tiver mais alguma dica, deixe ai nos comentários =)

Beijos
Lari

2 comentários:

  1. Oie Lari.. Li sua cartinha e ja te disse q ficou excelente neh =] Sobre as dicas aqui do post.. acho q acrescentaria falar um pouco da profissao dos pais, irmaos, como é o relacionamento entre vcs.. Tb dizer q curte/sabe cozinhar.. Talvez dizer sobre sua religiao… se gosta/tem pets.. Se lembrar de mais coisas volto pra falar =] Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gi!!
      Verdade, acabei me esquecendo desses tópicos.
      Eu não entendo como tem pessoas que não acha o que falar na carta, são tantos detalhes né?
      Obrigada por me lembrar! :D
      Beijos

      Excluir